Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2019-04-18 17:45:00

VI edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor

De 8 a 17 de abril decorreu a VI edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado organizada pela Rede de Parceiros Bs3. Este Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, cuja entidade promotora é a Caminhar, conta já com 21 entidades parceiras.


Ao longo destas duas semanas foram várias as tarefas realizadas, contabilizando-se 217 horas de voluntariado e 28 voluntários envolvidos! As 13 instituições que participaram nas Jornadas foram: a Casa dos Avós, a Unidade de Cuidados Continuados, o Lar Nossa Senhora do Amparo, o Lar Residencial da Ponte, os Centros Comunitários de Longomel, Ervideira e Vale do Arco, a Conferência Vicentina, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Caminhar, o Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor, o Centro de Convívio de Reformados e Pensionistas e o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.


O nosso muito obrigado a todos os voluntários, técnicos e instituições que sempre tão bem nos recebem! Se não teve oportunidade de participar, fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se quer saber mais inscreva-se em www.bs3.pt. Nós contactamo-lo(a)!


Aqui ficam alguns testemunhos dos voluntários:

“A minha experiência nas Jornadas do Voluntariado foi divertida e gostei muito de participar, porque trabalhamos em equipa, todos se divertiram.”

“Foi boa. Gostei imenso de participar em tudo, porque acho que é uma ótima experiência para quem nunca tinha experimentado.”

“Como sempre muito boa, gostei porque gosto de ajudar.”

“Sim, participamos todos muito unidos e é sempre bom ajudar outras pessoas que estão sozinhas.”

“Gostei de participar, pois faço o que Deus gosta e aprendo em simultâneo.”

“Gostei muito de participar, ajuda na socialização e na interação das gerações.”

“Foi uma boa experiência e espero voltar a repeti-la. Gostei de participar porque eu gosto de ajudar as pessoas sejam seniores ou jovens.”

“Foi bom porque trabalhar com idosos é muito fixe.”

“Foi uma experiência muito boa. Faz-nos ver quanto é fácil fazer o bem a alguém. Ver os utentes a sorrir faz valer a pena. Acredito que trago mais do que deixei lá…”

“Foi muito divertido e espero continuar a participar. Sim gostei de participar pois foi uma experiência nova e para as próximas férias terei todo o gosto em participar novamente.”
“Tive uma nova experiência que nunca tive, gostei de participar pois foi divertido e conheci novos lugares da cidade.”

“Gostei muito de participar nas Jornadas pois são momentos muito divertidos e bem passados, que nos permitem conhecer novas pessoas e partilhar conhecimentos e experiências.”




2019-04-05 12:23:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação


Realizou-se ontem, na Caminhar, a segunda ação de sensibilização e capacitação do ano de 2019 no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Moldar e Ser moldado nas ações de Voluntariado" foi dinamizada pela Coach Mirtes Elaine e contou com a presença de 26 participantes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Coach Mirtes Elaine um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! Estamos gratos a todas as instituições parceiras pela sustentabilidade e continuidade desta ação!




2019-03-25 17:31:00

VOLUNTARIADO: Ações de Sensibilização e Capacitação


Na segunda sessão deste ano o tema abordado será "Moldar e Ser moldado nas ações de Voluntariado" com a Coach Mirtes Elaine.

Data: 4 de abril de 2019
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se aqui



2019-03-20 08:53:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado - 6.ª edição
No âmbito da Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza anualmente as Jornadas Experimentais do Voluntariado. Esta é já a 6.ª edição!!!

São várias as instituições parceiras visitadas e os voluntários envolvidos! Esta atividade está aberta ao público em geral. Se gostaria(s) de fazer voluntariado inscreva-se/inscreve-te!!!

Esta é a oportunidade!! Pode(s) experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde!

Se quer(es) participar ou para mais informações clica aqui



2019-03-19 16:52:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor

Respondendo ao desafio lançado pela Conferência Vicentina, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no dia 16 de março na Campanha Solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários José Silva, Gabriel Albardeiro, Inês Possante, Ana Alcaravela, Tomás Correia, Ana Correia, Paula Nanque e Maria Paula Souza. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2019-02-27 18:20:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação


Realizou-se no passado dia 21 de fevereiro, na Caminhar, a primeira ação de sensibilização e capacitação do ano de 2019 no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Voluntariado e Valorização Pessoal" foi dinamizada pela Dra. Mónica Lucas e contou com a presença de 26 participantes.


A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Dra. Mónica um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! Estamos gratos a todas as instituições parceiras pela sustentabilidade e continuidade desta ação!



2019-01-30 19:10:00

VOLUNTARIADO: Ações de Sensibilização e Capacitação

Na primeira sessão deste ano o tema abordado será "Voluntariado e Valorização Pessoal" com a Dra. Mónica Lucas.

Data: 21 de fevereiro de 2019
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se aqui.




2018-12-05 17:48:00

Dia Internacional do Voluntário em Ponte de Sor

O Dia Internacional do Voluntário, dia 5 de dezembro, foi assinalado hoje em Ponte de Sor com uma Caminhada passando pelas várias instituições parceiras da plataforma Bs3.

A Bs3 é a plataforma do Voluntariado em Ponte de Sor e é gerida pela Caminhar que é a entidade promotora e conta já com mais de 20 instituições parceiras.

Estiveram connosco cerca de 150 participantes. Queremos deixar um agradecimento especial ao Projeto Ponte a Pé pela sua colaboração neste evento assim como a todas as instituições parceiras da Bs3, aos seus utentes, alunos e professores. Um bem-haja a todos!

MUITO OBRIGADO a todos os voluntários que em 2018 fizeram a diferença na nossa comunidade!!!




2018-12-05 16:31:00


2018-12-05 16:29:00


2018-11-13 10:36:00

CAMINHADA PELO VOLUNTARIADO
No âmbito das iniciativas de comemoração do Dia Internacional do Voluntário, e para sensibilizar a comunidade sobre esta temática, estamos a organizar uma CAMINHADA PELO VOLUNTARIADO em parceria com o Ponte a Pé, dando a conhecer as várias instituições parceiras do Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor (Bs3).

A CAMINHADA PELO VOLUNTARIADO realizar-se-á no dia 5 de dezembro (data em que se assinala o Dia Internacional do Voluntário) e a concentração será às 9:30 em frente à Escola Secundária de Ponte de Sor. Esta atividade está aberta a toda a comunidade.

A sua presença muito nos honrará!
Vamos, juntos, comemorar o Dia Internacional do Voluntário!
Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje aqui!




2018-10-19 09:46:00

Formação Bs3 - outubro de 2018


Realizou-se no passado dia 18 de outubro na Caminhar a quinta e última sessão de formação do ano de 2018. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


A sessão de informação “APAV e o Voluntariado: o apoio às vítimas de crime no Alto Alentejo" foi dinamizada pela Dra. Inês Lopes e contou com a presença de 17 participantes! Esta ação foi apoiada pelo CLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Inês um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!




2018-10-01 16:07:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor


Respondendo ao desafio lançado pela Conferência Vicentina, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou nos dias 28 e 29 de setembro na Campanha Solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários Ana Bela Castelo, Ana Raquel Mestre, Bernardo Correria, Elisabete Oliveira, Gabriel Albardeiro, Inês Possante, Maria Possante, Miguel Duarte e Tomás Correia. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2018-09-27 15:00:00

FORMAÇÃO Bs3 - outubro 2018


Na quinta e última formação deste ano o tema abordado será "APAV e o Voluntariado: o apoio às vítimas de crime no Alto Alentejo" com a Dra. Inês Lopes.


Data: 18 de outubro de 2018
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1


Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje.


Inscrições em www.caminhar.org




2018-09-13 15:58:00

Formação Bs3 - setembro de 2018

Realizou-se no passado dia 11 de setembro na Caminhar a quarta sessão de formação de 2018. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema “Isolamento Social e Voluntariado: um caminho com dois sentidos" foi dinamizado pela Dra. Helena Mendes e contou com a presença de 21 participantes! Esta ação foi apoiada pelo CLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Helena um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!



2018-09-05 16:02:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor#Helpo


Entre os dias 1 e 10 de setembro, decorre uma recolha de fundos nas 420 Lojas Pingo Doce (LPD), em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, em favor da Associação Helpo, ONGD. O apoio consiste na compra pelos clientes do Pingo Doce, de vales de 1, 3 ou 5 euros, na altura do pagamento das suas compras. Os vales de 1€ (lanche), 3€ (mochila) ou 5€ (manual escolar) revertem a favor dos 21.000 meninos e meninas makuwas muito pobres, de aldeias no norte de Moçambique, que a Helpo ajuda a estender a sua escolarização tão longe quanto possível.


Respondendo ao desafio lançado pela Associação HELPO, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou nas manhãs dos dias 3 e 4 de setembro na recolha de fundos que se realiza na loja Pingo Doce de Ponte de Sor. 
Contámos com a colaboração da técnica da Caminhar, Elisabete Oliveira, e dos voluntários Bernardo Correia, Inês Possante, Maria Paula Souza, Paula Nanque e Tomás Correia. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!


O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho. Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma e nós entraremos em contacto consigo!


Obrigada




2018-08-24 10:55:00

FORMAÇÃO Bs3 - setembro 2018

Na quarta formação deste ano o tema abordado será "Isolamento Social e Voluntariado: um caminho com dois sentidos" com a Dra. Helena Mendes.

Data: 11 de setembro de 2018
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje.

Inscrições em www.caminhar.org




2018-08-10 17:17:00

Boa tarde a todos!!!

A pedido do Município de Ponte de Sor vimos divulgar esta oportunidade de voluntariado!!! Divulguem também pelos vossos contactos!

Programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" do IPDJ

Este programa destina-se a jovens dos 18 aos 30 anos(inclusive) e é uma ótima forma de ocupar os tempos livres para quem se preocupa com questões ambientais e gosta de atividades ao ar livre.

Os projetos desenvolver-se-ão a partir de meados de setembro e em outubro.

Caso estejam interessados façam a vossa pré-inscrição para o email [email protected]  , preferencialmente até ao dia 17 de agosto.

Obrigado



2018-07-06 11:33:00


2018-06-22 11:03:00

Formação Bs3 - junho de 2018


Realizou-se no passado dia 12 de junho na Caminhar a terceira sessão de formação de 2018. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema “O Voluntariado e o Luto: como ajudar a lidar com a perda" foi dinamizado pela Dra. Helena Mendes e contou com a presença de 17 participantes! Esta ação foi apoiada pelo CLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Helena um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!