Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2020-02-27 18:59:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado - 7.ª edição


No âmbito da Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza anualmente as Jornadas Experimentais do Voluntariado. Esta é já a 7.ª edição!!!


São várias as instituições parceiras visitadas e os voluntários envolvidos! Esta atividade está aberta ao público em geral. Se gostarias de fazer voluntariado inscreve-te!!! Esta é a oportunidade!! Podes experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde!


Se queres participar regista-te aqui.




2020-02-27 18:56:00

VOLUNTARIADO: Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas#ação2


No âmbito da Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza durante o ano de 2020 quatro ações denominadas Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas dirigida a toda a comunidade, voluntários ou não, que queiram conhecer as oportunidades de voluntariado promovidas pelas várias instituições parceiras.

Na segunda ação iremos conhecer o Voluntariado da Casa dos Avós e da Caminhar.


Venha conhecer as oportunidades de VOLUNTARIADO da sua cidade e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!? E você, de que está à espera? Venha assistir!!!
A sua presença muito nos honrará!


Data: 17 de março de 2020
Hora: 18 horas
Local: Caminhar, Sala B1


Não falte! Contamos com a sua presença. Registe-se aqui.





2020-01-29 16:10:00

Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas#ação1


Realizou-se ontem, na Caminhar, a primeira ação do ano de 2020 no âmbito do Voluntariado Bs3. Nesta sessão ficámos a conhecer o Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor e do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Esta sessão foi dinamizada pelas Dra. Sandra Pacheco e Dra. Rosa Vital e contou com a presença de 19 participantes.

Ao longo do ano de 2020, a Caminhar organizará quatro ações denominadas Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas dirigidas a toda a comunidade, voluntários ou não, que queiram conhecer as oportunidades de voluntariado promovidas pelas várias instituições parceiras. Esta atividade integra o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!

A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! Às Dra. Sandra e Dra. Rosa um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha!

Não perca, dia 17 de março, vamos conhecer o Voluntariado da Casa dos Avós e da Caminhar. Inscrições em breve 




2020-01-06 16:43:00

VOLUNTARIADO: Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas

No âmbito da Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organizará durante o ano de 2020 quatro ações denominadas Rede de Parceiros Bs3 de Portas Abertas dirigidas a toda a comunidade, voluntários ou não, que queiram conhecer as oportunidades de voluntariado promovidas pelas várias instituições parceiras.

Na primeira ação deste ano iremos conhecer o Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor e do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Venha conhecer as oportunidades de VOLUNTARIADO da sua cidade e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!? E você, de que está à espera? Venha assistir!!!
A sua presença muito nos honrará!

Data: 28 de janeiro de 2020
Hora: 18 horas
Local: Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Registe-se aqui.




2019-12-06 16:22:00

Dia Internacional do Voluntário em Ponte de Sor


O Dia Internacional do Voluntário, dia 5 de dezembro, foi assinalado ontem em Ponte de Sor com a FEIRA DO VOLUNTARIADO que serviu para dar a conhecer as oportunidades de voluntariado promovidas pelas várias instituições parceiras do Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor (Bs3).

A Bs3 é a plataforma do Voluntariado em Ponte de Sor e é gerida pela Caminhar que é a entidade promotora e conta já com mais de 20 instituições parceiras.

Estiveram connosco cerca de 180 visitantes. Queremos deixar um agradecimento especial a todas as instituições parceiras da Bs3, aos seus utentes, alunos e professores. Um bem-haja a todos!

MUITO OBRIGADO a todos os voluntários que em 2019 fizeram e fazem a diferença na nossa comunidade!!!




2019-12-04 21:15:00

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO


Se és ou já foste voluntário da Bs3, coloca hoje ou amanhã, esta imagem na tua foto de capa. Vamos, juntos, mostrar a força do VOLUNTARIADO!!!

Obrigada a todos os voluntários que caminham connosco todos os anos. Obrigada pela vossa partilha e disponibilidade. :)

Até amanhã na Feira do Voluntariado (Avenida da Liberdade)!




2019-11-14 15:59:00

FEIRA DO VOLUNTARIADO


No dia 5 de dezembro estaremos na Avenida da Liberdade (junto aos Paços do Concelho) das 10:00 às 16:00.

Venha conhecer as oportunidades de VOLUNTARIADO na sua cidade! A sua presença muito nos honrará!
Vamos, juntos, comemorar o Dia Internacional do Voluntário!

Organização: Rede de Parceiros Bs3




2019-10-14 17:26:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor

Respondendo mais uma vez ao desafio lançado pela Conferência Vicentina, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no dia 12 de outubro na Campanha Solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários Ana Raquel Mestre, Ana Correia, Ana Teresa Santos, Bernardo Correia, Elisabete Oliveira, Emanuel Esteves, João Paulo Correia, Maria Paula Souza, Miriam Esteves, Paula Nanque e Tomás Correia. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2019-10-09 16:19:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação


Realizou-se ontem, na Caminhar, a quinta e última ação de sensibilização e capacitação do ano de 2019 no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.


A sessão "Eduque as suas emoções - Parte 2" foi dinamizada pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 25 participantes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Dra. Patrícia um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! Esta atividade integra o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!




2019-09-25 16:28:00

Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação

Na quinta e última sessão deste ano o tema abordado será "Eduque as suas emoções - Parte 2" com a Dra. Patrícia Souza. Mesmo que não tenha assistido à Parte 1, poderá participar nesta sessão.

Data: 8 de outubro de 2019
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se aqui.



2019-09-18 09:35:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação


Realizou-se ontem, na Caminhar, a quarta ação de sensibilização e capacitação do ano de 2019 no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Voluntariado e Valorização Pessoal - Parte 2" foi dinamizada pela Dra. Mónica Lucas e contou com a presença de 21 participantes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Dra. Mónica um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! Estamos gratos a todas as instituições parceiras pela sustentabilidade e continuidade desta ação!



2019-09-05 09:27:00

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PONTE DE SOR#HELPO

 

Entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, decorre uma recolha de fundos nas LojasPingo Doce de todo o país, organizada pela Helpo, ONGD. Esta é uma campanha que a Helpo realiza já há três anos. Esteano, os fundos recolhidos têm como objetivo principal apoiar as criançasafetadas pelos ciclones Idai e Kenneth que atingiram Moçambique em março e abril deste ano.

Com o mote “Vamos continuar a alimentarsorrisos” esta campanha convida os clientes das lojas do grupo JerónimoMartins a contribuírem com 1, 3 ou 5 euros para alimentar sorrisos das criançasde Moçambique que este ano foram particularmente afetadas pela devastaçãoprovocada pelos ciclones tropicais. O contributo dos portugueses podeconcretizar-se através da aquisição de vales que permitem comprar lanches,mochilas e manuais escolares para estas crianças nas mais de 420lojas Pingo Doce, em todo o país. Os vales estão disponíveis nascaixas dos supermercados Pingo Doce, tal como na primeira e segunda edição dainiciativa.

Respondendo aodesafio lançado pela HELPO, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sorparticipou nas manhãs dos dias 3 e 4 de setembro na recolha de fundos que serealiza na loja Pingo Doce de Ponte de Sor.

Contámos com acolaboração da técnica da Caminhar, Elisabete Oliveira, e dos voluntários AnaTeresa Santos, Bernardo Correia, Catarina Nunes, Emanuel Esteves, InêsPossante, Justina Durão, Miriam Esteves, Pedro Lopes, Ruben Batista e TomásCorreia. Este ano também tivemos a participação especial de 6 crianças do TBC - Tempo de Brincar eCrescer (Projeto de ocupação de tempos livres nas férias para crianças dos 4anos 10 anos) e da monitora Teresa Borrecho.

Obrigada a todospela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pelaCaminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidadesparceiras do concelho. Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataformae nós entraremos em contacto consigo!

Obrigada



 



2019-09-04 12:43:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação 

Na quarta sessão deste ano o tema abordado será "Voluntariado e Valorização Pessoal - Parte 2" com a Dra. Mónica Lucas.

Data: 17 de setembro de 2019
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje aqui.




2019-08-20 15:53:00

Workshop de Smartphones

Na terça-feira, dia 13 de agosto, no âmbito da rede local de voluntariado bs3.pt, realizou-se um simpático workshop, que rendeu muitos sorrisos, gargalhadas, o sentido de ser útil ao ajudar o outro e muita vontade de repetir a experiência.
Um grupo de "professores" jovens e adolescentes apoiaram um grupo de tantos outros seniores na aprendizagem e treino de diversas ferramentas de comunicação que o seu smartphone tem. 
Os conteúdos passaram sobretudo pela ligação à rede wifi, adesão a um grupo, envio de mensagens escritas, audio e videochamadas, edição de fotos, "caracterização" dos participantes na videochamada e captura de imagens da mesma.

As atividades de natureza intergeracional como esta visam o fortalecimento dos laços entre gerações através da promoção de iniciativas de colaboração e promoção do diálogo entre os mais seniores e os mais jovens da nossa comunidade.




2019-06-28 11:57:00

Voluntariado Verão 2019


A Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços), promovida pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e atualmente com 21 entidades parceiras, tem como objetivo promover o VOLUNTARIADO em Ponte de Sor. Através desta plataforma pretendemos desenvolver redes de colaboração entre as entidades locais e envolver também cada cidadão/ã particular na melhoria da sua comunidade.


São várias as instituições parceiras visitadas e os voluntários envolvidos! Esta atividade está aberta ao público em geral. Se gostaria(s) de fazer voluntariado inscreva-se/inscreve-te!!! Esta é a oportunidade!! Pode(s) experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde!


Se quer(es) participar nestas Férias de Verão inscreve-te aqui




2019-06-07 12:21:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor

Respondendo ao desafio lançado pelo Município de Ponte de Sor, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no dia 5 de junho na Comemoração do Dia da Criança que se realizou na Zona Ribeirinha.

Contámos com a colaboração dos voluntários Carla Pereira, Elisabete Oliveira, Maria Teresa Filipe, Mário Teixeira, Milene Alves e Mónica Lucas nas Pinturas de Rosto. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2019-06-06 14:38:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação

Realizou-se no dia 4 de junho, na Caminhar, a terceira ação de sensibilização e capacitação do ano de 2019 no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Eduque as suas emoções" foi dinamizada pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 24 participantes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Dra. Patrícia um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! Estamos gratos a todas as instituições parceiras pela sustentabilidade e continuidade desta ação!




2019-05-22 18:14:00

Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor


Respondendo ao desafio lançado pelo Centro de Artes e Cultura, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou de 15 a 18 de maio na Feira do Livro realizada no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários Ana Sofia Linares, Milene Alves, Afonso Parreira, Miguel Duarte, Maria Teresa Filipe, Martim Malheiro, Florinda Ferreira, Elisabete Oliveira, Raquel Mestre, Ana Bela Castelo e Ana Alcaravela. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2019-05-20 16:16:00

Voluntariado Bs3: Ações de Sensibilização e Capacitação 

Na terceira sessão deste ano o tema abordado será "Eduque as suas emoções" com a Dra. Patrícia Souza.

Data: 4 de junho de 2019
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B1

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje em www.caminhar.org




2019-04-18 17:45:00

VI edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor

De 8 a 17 de abril decorreu a VI edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado organizada pela Rede de Parceiros Bs3. Este Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, cuja entidade promotora é a Caminhar, conta já com 21 entidades parceiras.


Ao longo destas duas semanas foram várias as tarefas realizadas, contabilizando-se 217 horas de voluntariado e 28 voluntários envolvidos! As 13 instituições que participaram nas Jornadas foram: a Casa dos Avós, a Unidade de Cuidados Continuados, o Lar Nossa Senhora do Amparo, o Lar Residencial da Ponte, os Centros Comunitários de Longomel, Ervideira e Vale do Arco, a Conferência Vicentina, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Caminhar, o Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor, o Centro de Convívio de Reformados e Pensionistas e o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.


O nosso muito obrigado a todos os voluntários, técnicos e instituições que sempre tão bem nos recebem! Se não teve oportunidade de participar, fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se quer saber mais inscreva-se em www.bs3.pt. Nós contactamo-lo(a)!


Aqui ficam alguns testemunhos dos voluntários:

“A minha experiência nas Jornadas do Voluntariado foi divertida e gostei muito de participar, porque trabalhamos em equipa, todos se divertiram.”

“Foi boa. Gostei imenso de participar em tudo, porque acho que é uma ótima experiência para quem nunca tinha experimentado.”

“Como sempre muito boa, gostei porque gosto de ajudar.”

“Sim, participamos todos muito unidos e é sempre bom ajudar outras pessoas que estão sozinhas.”

“Gostei de participar, pois faço o que Deus gosta e aprendo em simultâneo.”

“Gostei muito de participar, ajuda na socialização e na interação das gerações.”

“Foi uma boa experiência e espero voltar a repeti-la. Gostei de participar porque eu gosto de ajudar as pessoas sejam seniores ou jovens.”

“Foi bom porque trabalhar com idosos é muito fixe.”

“Foi uma experiência muito boa. Faz-nos ver quanto é fácil fazer o bem a alguém. Ver os utentes a sorrir faz valer a pena. Acredito que trago mais do que deixei lá…”

“Foi muito divertido e espero continuar a participar. Sim gostei de participar pois foi uma experiência nova e para as próximas férias terei todo o gosto em participar novamente.”
“Tive uma nova experiência que nunca tive, gostei de participar pois foi divertido e conheci novos lugares da cidade.”

“Gostei muito de participar nas Jornadas pois são momentos muito divertidos e bem passados, que nos permitem conhecer novas pessoas e partilhar conhecimentos e experiências.”