Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Projetos


Claves de Sol na Casa dos Avós

Intervencionar musicalmente junto de idosos institucionalizados.

O presente projeto tem como objetivos a participação, estimulação cognitiva e psicomotora dos idosos da Associação de Solidariedade Social de

Ponte de Sor - Casa dos Avós.

Para a dinamização do projeto procuram-se pessoas com formação ou autodidatas, comunicativas, criativas e com capacidade de adaptação à

população idosa e ao espaço físico disponivel pela Associação.

Data de Arranque: 2014-04-28 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Uma Horta na Casa dos Avós

Um projeto que pretende promover a troca de conhecimentos e saberes e o contacto com a terra. 

Atividades de cultivo, cuidado e colheita na Casa dos Avós.

Procuram-se voluntários disponiveis para partilhar conhecimentos, comunicativos e com capacidade para trabalhar em equipa.


Data de Arranque: 2014-04-28 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Música na Misericórdia

O presente projeto, através do desenvolvimento de atividades musicais, pretende restaurar os momentos de prazer e de alegria da pessoa idosa. Paralelamente, pretende desenvolver e estimular a manutenção das suas capacidades físicas e cognitivas. 

Para a sua dinamização, procuram-se pessoas dinâmicas, com formação ou autoditadas, capazes de criar um ambiente agradável e estimulante, adequado ao espaço físico e às características da população residente.

Data de Arranque: 2014-01-06 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Era uma vez

O projeto pretende, através da leitura de histórias, contos, poemas e notícias, promover a participação da pessoa idosa, possibilitando o acesso à informação e à cultura e proporcionando momentos de lazer e de interação. Para o efeito, procuram-se pessoas comunicativas e com gosto pela leitura e pela partilha.

Data de Arranque: 2014-01-06 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Mais Vizinhança

Através de visitas domiciliárias, contactos telefónicos regulares e saídas ao exterior, o presente projeto pretende que a pessoa idosa que se quer manter no seu domicílio, o possa fazer de forma digna e acompanhada. Deste modo, visa-se aumentar o bem-estar da pessoa idosa, diminuindo o impacto da solidão ou do sentimento de solidão e estimulando a manutenção das suas capacidades físicas e cognitivas. Para a concretização deste projeto procuram-se voluntários com capacidade de ouvir e manter uma conversa que transmita segurança e tranquilidade, valorizando a experiência e as escolhas da pessoa.

Data de Arranque: 2014-01-06 / Data de Fim: Sem data de fim definida




LOJA AMIGA, UMA CRIANÇA UM SORRISO

É uma iniciativa da Associação de Pais, desenvolvida no âmbito do Plano de Atividades e identifica-se com osobjectivos sociais da Associação. Pretende contribuir para o combate à pobreza e exclusão social, promovendo amelhoria das condições de vida das nossas crianças.

Intervindo junto dacomunidade em geral, dinamizando um movimento de solidariedade colectiva, queestimule a doação e recolha de bens em excesso e permita a sua redistribuição;Acorrer a situações de emergência, resultantes de sinistros ou calamidadesnaturais, actuando como suporte e apoio a intervenções no âmbito da ProtecçãoCivil.

A Loja Amiga tema sua acção e instalação principal localizada no Estádio Municipal, Loja 5, emPonte de Sor. Para o seu funcionamento, a Loja Amiga recorrerá à colaboração detrabalho voluntário recrutado;

A Loja Amiga reunirá as condições de acondicionamento e exposição de todoo tipo de bens, com excepção de produtos perecíveis, designadamente:

-Têxteis (lar e vestuário);

-Calçado e acessórios;

-Utensílios de uso doméstico;

-Livros, material escolar;

-Brinquedos, material didáctico e lúdico;

-Mobiliário, electrodomésticos e artigos de decoração;

-Produtos de higiene pessoal

-Produtos alimentares não perecíveis;

Os bens destinam-se a crianças dos 0 aos 18 anos e também a grávidas, quese encontrem em boas condições de conservação, qualidade e apresentação paraserem reutilizados.

Podem ser clientes da Loja Social, todos os indivíduos ou os agregados familiares do concelho de Ponte de Sor.




Data de Arranque: 2013-12-07 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Mais Animação, Mais Vida 

Através do desenvolvimento de atividades de animação (jogos séniores, atelier de culinária, saídas ao exterior, entre outras) para idosos residentes nos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, o presente projeto pretende aumentar a qualidade de vida e a participação ativa da pessoa idosa. 

Procuram-se voluntários dinâmicos, empáticos e criativos que promovam um ambiente agradável que potencie o bem estar.

Data de Arranque: 2013-12-06 / Data de Fim: Sem data de fim definida


IMPAKTO JOVEM

Projeto de voluntariado jovem dirigido a diversos públicos.

Desenvolvimento de atividades de ocupação de tempos livres e capacitação de adolescentes e jovens nas mais diversas áreas: competências pessoais e sociais, liderança, empreendedorismo, promoção da empregabilidade, voluntariado, etc.

Espaço de encontro e criação de laços dinamizado por jovens e para jovens.

Atividades de voluntariado e animação para e com seniores.

Se és jovem (13- 25 anos) voluntaria-te! Junta-te a nós!

Data de Arranque: 2013-11-27 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Solidão Acompanhada

Solidão Acompanhada

Com o objetivo de minimizar a solidão em que muitos dos nossos seniores e pessoas com doenças incapacitantes vivem, a Caminhar está a desenvolver o projeto "Solidão Acompanhada", que dispõe de um grupo de visitadores domiciliários, que voluntariamente fazem visitas regulares a pessoas que estejam numa destas situações.

No âmbito do projeto, que visa sobretudo fazer companhiaconversar e escutar... podem ainda pontualmente ser realizadas pequenas tarefas domésticasacompanhar num passeio à rua, substituir o cuidador por 1/2 horas, etc.

Ficha de Sinalização de novos utentes poderá ser nos remetida, quer pelos serviços, quer por particulares. Terá que ser sempre dado consentimento (assinatura) pelo utente ou cuidador.

Data de Arranque: 2013-11-19 / Data de Fim: Sem data de fim definida


USePS - Universidade Sénior de Ponte de Sor


A Universidade Sénior de Ponte de Sor dinamiza atividades letivas para maiores de 50 anos e pessoas mais jovens precocemente aposentadas. 

No presente ano letivo procuramos sugestões de novas disciplinas e ateliês. Toda a dinâmica desta valência é conseguida com voluntariado regular.

Contacte-nos se pretende ser um professor voluntário regular ou se pretende apenas realizar um ateliê ou sessão de informação pontual.


Para o ano letivo 2015-2016, ainda precisamos de PROFESSORES VOLUNTÁRIOS de:


- Hortofloricultura



  • Rua Movimento das Forças Armadas, 17
  • 7400-246 Ponte de Sor Ponte de Sor
Telefone242 206 510 / 931 619 023
E-mail[email protected]
Sitewww.caminhar.org

Data de Arranque: 2013-09-06 / Data de Fim: Sem data de fim definida


Caminhar

Associação Cristã de Apoio Social


A Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social desenvolve grande parte da sua missão com recurso ao voluntariado. 

Ofertas de trabalho voluntário pontuais ou regulares nas mais diversas áreas são bem-vindas. Contacte-nos para mais informações!

A Direção

CAMINHAR - Associação Cristã de Apoio Social
Instituição Particular de Solidariedade Social
Reg. nº 112/2003   NIF: 506 108 058
Rua Movimento das Forças Armadas, 17  7400-246 Ponte de Sor, PORTUGAL


Data de Arranque: 2009-02-01 / Data de Fim: Sem data de fim definida